Blog do Dr. Pirro

Aqueles que (des)norteiam a ciência

“Siga a ciência!” Este foi o mantra mais ouvido nos últimos anos. Ele supõe várias coisas, nem todas elas totalmente corretas. Em primeiro lugar, sugere que a ciência saiba para onde está indo e tenha algum rumo predeterminado de evolução constante e sempre positiva. Sob este ponto de vista teleológico, já temos exemplos de sobra … Continue lendo Aqueles que (des)norteiam a ciência

Como ler artigos científicos… hoje!

O surgimento na década de 1990 de um novo modelo científico, a Medicina Baseada em Evidências, fez com que os profissionais de saúde tivessem que se aperfeiçoar na avaliação das evidências científicas seguindo as diretrizes das organizações que implementavam o novo paradigma. Com o passar do tempo, a avaliação crítica de estudos científicos passou a … Continue lendo Como ler artigos científicos… hoje!

A ciência, a pseudociência e a quase-ciência

A ciência é uma das grandes conquistas da humanidade ao lado de outras criações inspiradas como as artes, as religiões e os sistemas políticos. Uma das definições de ciência diz que ela é o conjunto das atividades humanas que visam compreender o mundo por meio de experimentos sistemáticos e observações não enviesadas. Assim, a boa … Continue lendo A ciência, a pseudociência e a quase-ciência

O espantalho e a ilusão de efetividade

Já faz tempo que a medicina se voltou para o tratamento de pessoas saudáveis e assintomáticas. De certa forma, é muito mais fácil tratar alguém que já está bem desde o início do que tratar uma pessoa com um problema grave. No caso de uma infecção grave ou dor aguda, não há espaço para estatísticas … Continue lendo O espantalho e a ilusão de efetividade

A pororoca dos cuidados de saúde

Um artigo recente da New Yorker compartilhado pela Slow Medicine Brasil trouxe uma discussão muito pertinente: a possibilidade de aceitação mútua e convivência pacífica entre a medicina hegemônica tradicional e as várias práticas integrativas. O artigo conta a história de várias pessoas que consideram ter-se beneficiado com essas práticas complementares e de como os médicos … Continue lendo A pororoca dos cuidados de saúde

A pandemia – um curso intensivo de “ciência”

A pandemia atual tem trazido, paralelamente a um mar de sofrimento, algumas novidades positivas. Muita gente passou a lidar de forma diferente com o tempo após perceber que não temos nenhum controle sobre a natureza e as imprevisibilidades da vida. Também as relações com familiares e amigos foram renovadas e reforçadas após um período de … Continue lendo A pandemia – um curso intensivo de “ciência”